Foi com grande preocupação que a diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) acompanhou o desenrolar da pneumonia de origem indeterminada que começava a ser noticiada, em 2019, na China e que, em seguida, atingiu a Itália, vindo a receber o nome de COVID-191 . Em fevereiro de 2020, com a chegada do primeiro caso ao Brasil, nossa preocupação aumentou, entendendo o enorme desafio que teríamos pela frente enquanto entidade da área da saúde coletiva.

A Abrasco atuou científica e politicamente para diminuir os danos que o vírus e o governo vigente poderiam causar à população brasileira. Tomou como tarefa atuar rapidamente, realizando um diálogo qualificado com o campo da saúde coletiva, trazendo para o debate os temas diretamente relacionados à pandemia de COVID-19.

Realizado entre abril de 2020 até outubro de 2022, a iniciativa Ágora-Abrasco apresentou 132 painéis, colóquios e seminários, sendo 93 edições só em 2020. Participaram das atividades virtuais sanitaristas, pesquisadores, políticos, gestores e membros de movimentos sociais, do Brasil e de outros países. Uma grande rede de difusão de ideias, que ultrapassou as fronteiras da saúde coletiva, constituiu-se a partir de atividades planejadas que ocorreram semanalmente, mobilizando grande audiência. Com as nossas Ágoras, mantivemos-nos conectados e produzimos novas conexões por todo o tempo de pandemia.

Nossa análise parte do contexto de intensas desigualdades e iniquidades sociais, no qual o país já se encontrava no período pré-pandemia. Com base nessa realidade, abordamos a crise política, o baixo desenvolvimento econômico e o ataque às políticas públicas exitosas e ao meio ambiente. Mostramos como o SUS se encontrava quando o vírus SARS-CoV-2 se instalou no país. Em seguida, apresentamos nosso entendimento de como tem sido a pandemia no Brasil e sua complexidade, ressaltando os aspectos essenciais para a compreensão de todo o processo e suas consequências. Para finalizar, apresentamos o que a pandemia nos tem ensinado e os desafios que teremos pela frente.

Agradecemos a todas e todos os colegas das diretorias da Abrasco, nos 2 mandatos de luta contra a pandemia, aos respectivos participantes dos conselhos, à secretaria executiva da Abrasco e aos 131 colaboradores e participantes dos Grupos Temáticos da Abrasco que se somaram a nós nesta construção.

Não temos a pretensão de esgotar aqui todas as questões que este duro período vem trazendo para nós sanitaristas e para todos que compartilham conosco este tempo. Com a publicação deste Dossiê, nosso objetivo é apresentar o nosso registro sobre os fatos marcantes deste período histórico singular e o esforço da Abrasco em contribuir com a mobilização social para o enfrentamento desta crise gigantesca. Juntos, seguimos Resistindo e Avançando.

Rosana Onocko-Campos e Gulnar Mendonça

Baixe o livro aqui

Translate »