Ministério da Saúde desenvolveu um novo painel de Macrorregiões e Regiões de Saúde, disponível no portal da pasta. Trata-se de uma ferramenta estratégica para ampliar o acesso à informação de saúde em todo o Brasil, facilitar a gestão local, subsidiar a elaboração de políticas públicas, aprimorar o planejamento, o monitoramento e a avaliação regional, promover a transparência e o controle social, e fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde promovendo a integralidade e o acesso oportuno do cuidado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados podem ser acessados por meio da plataforma LocalizaSUS e já estão disponíveis, também, no Portal de Dados Abertos, permitindo que sejam coletados de forma automática por ferramentas analíticas.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Ministério da Saúde em investir em soluções de informação e tecnologia que promovam uma gestão mais eficiente e organizada do SUS, garantindo a integralidade do cuidado de forma oportuna e adaptada às necessidades locais.

Celeridade

A nova ferramenta foi implementada em 30 dias e permite visualizar a distribuição geográfica das macrorregiões, regiões de saúde e municípios que as compõem, e, também, possibilita a observação de recortes a partir de diversos filtros: por região, UF, macrorregião, região de saúde e município. Além disso, é possível fazer o download das tabelas completas dos dados nos formatos xlsx e csv.

O painel foi apresentado e aprovado durante a reunião do Grupo de Trabalho de Informação & Saúde Digital (GT-I&SD) da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Na ocasião, os representantes do Conasems, Michael Diana, e do Conass, Felipe Ferré, elogiaram a celeridade e a rapidez da efetivação da ferramenta. Michael Diana destacou a importância da inclusão da população no painel como um avanço significativo e Felipe Ferré reforçou a necessidade de unificação das plataformas para garantir visibilidade em um único lugar, evitando a dispersão de informações e otimizando o tempo dos profissionais.

Desenvolvido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), por meio do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS), e pela Secretaria-Executiva, por meio do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP), o novo instrumento também contou com o suporte do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS).

Translate »