A Plataforma Região e Redes apresenta seu “Programa avançado em direitos humanos e saúde de mulheres e meninas”, que tem como objetivo inaugurar as comemorações de 10 anos da rede de pesquisadores e disponibilizar conhecimento, pesquisa de ponta e compartilhar experiências e boas práticas em Direitos Humanos e Saúde de Mulheres e Meninas (DHSMM).
No Brasil, os índices de violação dos direitos são altos. A falta de políticas eficazes e o frágil sistema de proteção às vítimas têm contribuído para o problema. A desigualdade de gênero também afeta o acesso à saúde das mulheres e meninas, especialmente quando se trata de serviços de saúde reprodutiva e ginecológica. A falta de acesso a serviços de saúde, educação sexual adequada e políticas de planejamento familiar contribui para taxas elevadas de adolescentes grávidas e abortos inseguros. Além disso, mulheres e meninas negras e indígenas enfrentam desafios adicionais, incluindo discriminação racial e étnica e desigualdades econômicas.
As equipes de saúde e seus profissionais podem desempenhar um papel estratégico na defesa dos direitos bem como na orientação das usuárias do sistema de saúde que possam ter seus direitos negligenciados ou negados.
O conhecimento das interfaces entre saúde e direitos humanos são insuficientes no Brasil. Isso ocorre pela ausência do tema na grade curricular das escolas e universidades e a carência de professores habilitados para ministrar essas disciplinas. Para contribuir para uma melhor compreensão sobre o tema reuniremos especialistas das áreas da saúde, educação, direito, políticas públicas, sociologia e economia e movimentos sociais.
Uma educação profissional de qualidade contribui para a luta contra as desigualdades que afetam a saúde da população, além de criar lideranças e empoderar os recursos humanos em saúde para preservar os direitos das usuárias do sistema de saúde e suas comunidades.
Ao todo, serão cinco certificados ao longo do programa, um para cada módulo. E ao final da qualificação, um certificado do curso completo para quem participar de 70% das atividades ao vivo ou assistir aos vídeos gravados que serão disponibilizados no canal do YouTube da Plataforma Região e Redes.
Aprendizado virtual
Escolhemos o formato virtual porque amplia as possibilidades de participação de pessoas e equipes. Acreditamos que este legado dos últimos anos não pode ser menosprezado quanto à sua capacidade de inclusão no conhecimento. Existem várias maneiras de complementar a formação das pessoas por meio do uso cursos virtuais. Porém, é preciso garantir:
- Investimento em infraestrutura: é necessário garantir acesso a computadores e à internet de alta velocidade para aproveitar ao máximo os recursos educacionais disponibilizados.
- Conteúdo educacional de qualidade: disponibilização de conteúdos atrativos, fácil de usar e adequado às necessidades dos estudantes e profissionais.
- Inclusão digital: é importante garantir o acesso a plataformas educacionais gratuitas para trabalhadores que vivem em áreas remotas e carentes tenham acesso à educação digital e sejam integrados em ambientesde saberes compartilhado de educação permanente.
- Personalização: o diálogo entre academia e serviços de saúde é uma excelente maneira para engajar e motivar profissionais a se qualificar.
A Plataforma Região e Redes se compromete com a disponibilidade de recursos humanos de alto nível, tecnologia de ponta para facilitar o aprendizado e ferramentas de fácil acesso aos conteúdos e debates.
Nossa capilaridade permitirá alcançar equipes de saúde e profissionais em comunidades, territórios e regiões distantes dos grandes centros, promovendo maior inclusão, diversidade e integração entre os participantes. Isso possibilita a criação de uma rede nacional de troca de experiências e saberes práticos. As aulas serão ao vivo, com abertura à participação dos estudantes e, de forma pioneira, serão disponibilizadas salas com recursos avanços para reuniões sob demanda organizadas pelos participantes inscritos no curso.
Ambientes de aprendizado virtual ajudam a estabelecer e manter relações de colaboração científica e práticas entre universidades e instituições de saúde, contribuindo para o avanço do sistema público e a promoção de pesquisas e atividades multidisciplinares.
Com o apoio de parceiros institucionais, o curso terá certificado, será gratuito, com aulas semanais, de março a dezembro, num total de 120 horas (60 horas de aulas e outras 60 para estudos). Serão indicadas bibliografia e filmografia com horas reservadas no currículo do curso e constarão do certificado de conclusão.
Desafios e soluções
Os trabalhadores da saúde, especialmente aqueles envolvidos no cuidado direto aos pacientes, necessitam de oportunidades e tempo para investir nos cursos de atualização disponíveis. A educação é essencial para os profissionais desenvolverem habilidades e competências e lidar com temas complexos. Com frequência, há desafios que dificultam a participação em programas de qualificação. Por isso, esperamos contar com a mobilização dos gestores para enfrentar três barreiras:
- Falta de tempo: Os trabalhadores da saúde costumam ter cargas de trabalho intensas e falta tempo para se dedicar a estudos. Por isso, é importante que os profissionais e suas equipes possam realizar essas atividades no local de trabalho, em salas específicas para o aprendizado virtual, sem onerar individualmente o trabalhador.
- Falta de recursos: A falta de recursos financeiros e infraestrutura podem impedir o acesso a programas de qualificação. Por isso, a infraestrutura com internet e computadores, prioritariamente, deve ser disponibilizado pelas secretarias de saúde ou autoridades responsáveis para facilitar e viabilizar a participação no programa.
- Falta de incentivo: Muitas vezes, os profissionais de saúde não são incentivados a buscar educação continuada e comumente não há sistemas para reconhecer e recompensar aqueles que o fazem. Por isso, incentivamos que os trabalhadores que desejarem buscar conhecimento, tenham apoio de seus gestores e suas horas investidas nesse programa de qualificação sejam contabilizadas como atividade profissional, sem que haja prejuízo ao participante. Quando necessário, as pessoas inscritas poderão solicitar o documento de confirmação de matrícula para comprovar a participação.
Programação
Em 2023, a Plataforma Região e Redes renova o seu propósito de contribuir com a universalização da saúde de qualidade no Brasil. Como sabido, a saúde e o bem estar envolvem muitos fatores, como biológicos, sociais, econômicos e culturais e, por isso, requer a contribuição de diferentes disciplinas e profissionais para compreender e abordar as questões proposts de maneira abrangente e eficaz. O tratamento multidisciplinar que este curso estimula busca apoiar o trabalho em equipe, a troca de conhecimentos, perspectivas e habilidades para melhor compreender e abordar a relação entre saúde e direitos humanos.
O programa desenvolvido pela Plataforma Região e Redes terá cinco módulos indicados abaixo. Todas as aulas serão ao vivo (Plataforma Google Meet) e gravadas e poderão ser acessadas pelo canal da Plataforma Região e Redes no YouTube de forma assíncrona. Esta modalidade de participação se restringirá a assistir as aulas expositivas, sem prejuízo para contabilidade de presença.
aula | data | tema | docente |
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1 | 15 de mar. | Reflexões do campo da gestão-subjetividade para um SUS mais justo e efetivo | Rosana Onocko (Unicamp e Abrasco) |
Módulo 1 – Direitos humanos: lutas e conquistas
Aula | data | TEMA | docente |
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2 | 22 de mar. | Direitos humanos: uma história em progresso | Néri Barros de Almeida (Unicamp) |
3 | 29 de mar. | Direitos Humanos, bioética e meio ambiente | Néri Barros de Almeida (Unicamp) |
Módulo 2 – Direitos humanos e políticas públicas de saúde
Aula | data | TEMA | docente |
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4 | 6 de abr. | Direitos humanos e saúde: reflexões e possibilidades de intervenção I | Nair Teles (Fiocruz) |
5 | 13 de abr. | Direitos humanos e saúde: reflexões e possibilidades de intervenção II | Maria Helena Barros de Oliveira (Fiocruz) |
6 | 20 de abr. | Direitos humanos e saúde: reflexões e possibilidades de intervenção III | Nair Teles (Fiocruz) |
7 | 27 de abr. | Direitos humanos e saúde: reflexões e possibilidades de intervenção IV | Maria Helena Barros de Oliveira (Fiocruz) |
Módulo 3 – Direitos humanos e saúde de mulheres e meninas
Aula | Data | Tema | Docente |
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8 | 3 de mai. | Construção de novas abordagens à saúde da mulher na APS | Lilian Terra, Cathana Oliveira e Thais Dias (Unicamp) |
9 | 10 de mai. | Direitos sexuais e reprodutivos | Estela Aquino (UFBA) |
10 | 17 de mai | Violência obstétrica – A dor que cala | Rita Costa (Fiocruz) |
11 | 24 de mai | Violência dói e não é direito: uma vida sem violência contra a mulher | Lilia Blima (USP) |
12 | 31 de Mai | Saúde mental da mulher | |
13 | 7 de jun. | Assistência integral às meninas | Sonia Venâncio (USP) |
14 | 14 de jun. | Desafios na atenção ao público infanto-juvenil na APS: violência, notificação e cuidado | Felipe Guedes (Unicamp) |
15 | 21 de jun. | Exposição à violência e a articulação das redes de atenção à saúde da mulher | Carolina Con Andrade Luis (Unicamp) |
Recesso
Aula | data | TEMA | docente |
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16 | 2 de ago. | Saúde indigena em perspectiva I | Luiza Garnelo (Fiocruz) |
17 | 9 de ago. | Saúde indígena em perspectiva II | Luiza Garnelo (Fiocruz) |
18 | 16 de ago. | Estratégias de promoção da saúde de mulheres negras: interseccionalidade e bem viver | |
19 | 23 de ago. | Mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo | |
20 | 30 de ago. | Por um cuidado integral à saúde das mulheres negras | |
21 | 6 de set. | Cuidado em saúde das mulheres trans na Atenção Primária à Saúde | |
22 | 13 de set. | O cuidado a mulher idosa em situação de vulnerabilidade | Robenia Mara Ribeiro (UFMG) |
Módulo 4 – Determinantes social, econômico e ambiental de saúde
Aula | data | TEMA | docente |
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23 | 27 de set. | O impacto da desigualdade na saúde e nos direitos humanos de mulheres e meninas | Plataforma Região e Redes |
24 | 4 de out. | Saúde e um trabalho com dignidade | |
25 | 11 de out. | Saúde e segurança alimentação | |
26 | 18 de out. | Saúde, moradia e saneamento adequados | |
27 | 25 de out. | Por uma cultura dos direitos humanos nas escolas |
Módulo 5 – Desenvolvimento sustentável e equitativo e saúde
Aula | data | TEMA | docente |
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28 | 1 de nov. | Processos de democratização para a proteção dos direitos humanos | Plataforma Região e Redes |
29 | 8 de nov. | Desenvolvimento sustentável para a proteção dos direitos humanos |
Conferência de encerramento | 22 de nov. | SUS, democracia e direitos humanos | Plataforma Região e Redes |
Certificado: Cada módulo apresentado acima será certificado individualmente e, ao final do programa, um certificado final será entregues a quem tiver participado de 70% das atividades, ao vivo ou gravadas.
Pré-requisito: Ser profissional de saúde e de assistência social ou estudante de áreas ligadas ao cuidado, com formação média e superior.
Públicos: Agentes comunitários, estudantes da área da saúde, cuidadores, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, médicas (os) de saúde da família e comunidade, psicólogas (os) e assistentes sociais.
Plataforma: Google Meet – Ao vivo e YouTube, para vídeos gravados.
Dia e horário: Quartas-feiras, das 10h às 12h.