No seminário, organizado pela Rede APS, da Abrasco, foram discutidos os resultados da 2a Onda da pesquisa em UBSs de todo o país “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no SUS” e suas implicações para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial, comunitária e integrada à rede do SUS.
Foi realizado um estudo transversal no formato de inquérito, com uma amostra aleatória de 945 UBS brasileiras, com representatividade em nível nacional e para cada uma das cinco regiões brasileiras.
Os resultados revelam uma radiografia das UBS do país, no que se refere à disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual e treinamentos, à organização do trabalho para a atenção à Covid-19 e também à continuidade do cuidado aos usuários; à vigilância em saúde; à atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no combate à pandemia; às ações de apoio social no enfrentamento da Covid-19, e também relativas à vacinação contra a Covid-19, bem como os reflexos da pandemia no trabalho na Unidades. A pesquisa é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em APS e foi coordenada por pesquisadores da USP, Fiocruz, UFMG, UFPEL e UFSC.
A pesquisa revela as disparidades regionais e a heterogeneidade do processo de trabalho das equipes de Saúde da Família no país com diferentes ênfases e modelos assistenciais. A análise dos resultados desvela reflexos da pandemia no trabalho das equipes e permite identificar novos desafios e formular recomendações para a retomada plena da ação das equipes.
Data: 19 de agosto de 2022.
Apresentação: Aylene Bousquat (FSP/USP)
Debatedores: Nésio Fernandes (CONASS), Angélica Fonseca (EPSJV/Fiocruz), Adriano Massuda (FGV-SP)
Coordenação: Maria Helena Magalhães de Mendonça (ENSP/Fiocruz)