A Covid-19 assola o país agravada pela crueldade de uns e perversidade de outros. O resultado é um lamento coletivo. Mas se restavam dúvidas sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a sociedade brasileira, somos lembrados diariamente do seu valor. A cada dia nos questionamos: o que seria do Brasil sem um sistema universal e público? Em meio à maior crise epidemiológica dos últimos 100 anos, o país reconhece a relevância da infraestrutura de saúde capilarizada pelo território nacional.

Mas quais as forças e as fraquezas evidenciadas diante de um estresse tão grande? Como o sistema reconhecido mundialmente pela sua universalidade e integralidade não impediu que o Brasil sofresse tanto? Aprendemos que as respostas não estão apenas na área da saúde.

O momento requer reflexões profundas. Por isso, a Plataforma Região e Redes lança “O valor do SUS”, um projeto multidisciplinar que inclui conversas, entrevistas e reportagens sobre o presente, e, principalmente, o futuro do cuidado, da assistência e da gestão do SUS.

Para dar conta do desafio, reunimos um time de pesquisadores e cientistas de diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, economia, comunicação e meio ambiente, de 27 universidades públicas e centros de pesquisas do Brasil. O objetivo é avaliar o desempenho do País na pandemia e as consequências para o futuro.

Todos que participarem de pelo menos 7 das 8 atividades on line propostas no programa terão certificação. A série “O valor do SUS” incentiva conversas e reflexões com o objetivo de apontar caminhos e nos ajudar a entender quais agendas se colocam a partir do que nos evidencia a pandemia. Queremos participar em parceria com profissionais de saúde e usuários do SUS, pesquisadores, cientistas e gestores públicos de uma aliança que permitirá entender quais são as alternativas.

Mais informações e inscrições: https://www.resbr.net.br/o-valor-do-sus/

Translate »