A qualidade do cuidado e a segurança do paciente – Tema do ano 2019

 

O ano de 2019 traz um grande desafio: trabalhar e compartilhar nossas experiências e conhecimentos sobre “a qualidade do cuidado e a segurança do paciente”. Escolhido o tema do ano para a saúde no Brasil, o assunto tem integrado equipes de profissionais, gestores e acadêmicos em amplos debates nas práticas diárias de saúde. A contribuição de Região e Redes será estimular a troca de competências e ideias em seus canais de comunicação. Contribuir com a aproximação de assistência, gestão e universidade proporcionará um ambiente de transformação e reflexão sobre práticas e processos de trabalho.

Nosso objetivo é ampliar a visibilidade sobre estudos e práticas e contribuir com a qualificação do entendimento sobre os significados do cuidado. Queremos estabelecer conexões entre os públicos da saúde para sensibilizá-los sobre a importância de discutir em seus micro espaços de influência a importância da qualidade do cuidado.

A partir de março teremos várias oportunidade de participação ao público, através de chamadas de artigos publicados ou inéditos, lançamento de revista digital sobre o tema e inauguração de uma comunidade (aqui) com dez grupos temáticos que orientarão as discussões por áreas de interesse ligadas ao estudo do cuidado.

A “qualidade do cuidado” é um conceito fundamental para a saúde, em especial ao SUS, que precisa ser mais bem explicado, conhecido e trabalhado.  Entretanto, apresenta um poder de articular todas as áreas de interesse da saúde, como organização e infraestrutura do sistema de saúde, acesso, educação e qualificação de recursos humanos, políticas públicas e de saúde, financiamento, fortalecimento da atenção primária, comunicação entre profissionais, usuários, gestores e instituições. Além da conformação e funcionamento das redes de saúde e da transversalidade com setores como assistência social e educação.

Acreditamos que essa temática, em debate em todos os países com sistemas universais de saúde, tem um grande potencial para colaborar com uma saúde universal, integral e de qualidade para todos os brasileiros.

Back
Compartilhar

A qualidade do cuidado e a segurança do paciente – Tema do ano 2019