Data: 08 de maio de 2025

Local: Escola Estadual de Saúde Pública

Dr. José Raimundo Moraes – Secretário Municipal de Curralinho, Diretoria de populações ribeirinhas e vulneráveis (COSEMS-Pará)

Dra. Marília Louvison – Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (USP)

Dra. Tereza Cristina Alves – Superintendência Regional do Cariri – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA)

Dr. Douglas Ferreira – Diretoria de Planejamento – Secretaria da Saúde Pública Rio Grande do Norte (SESAP)

Dra. Joana Angélica Oliveira Molesini – Coordenadoria do Planejamento Regional Integrado – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)

Mini Currículo

9h15 – Conferência de abertura: Regionalização e governança regional de saúde no Brasil: tendências e desafios.

Dr. André Luís Bonifácio de Carvalho (Ministério da Saúde)

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, possui Residência em Medicina Preventiva e Social pela UFPB e graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do sus, regionalização, articulação Inter federativa, planejamento, monitoramento e avaliação.

Diretor de Programas Estratégicos da Secretaria de Atenção Especializada.

10h – Mesa redonda 1: Regionalização, Governança e Redes de Atenção Saúde: Relato de experiências estaduais – Norte e Sudeste.

Dr. José Raimundo Moraes – Secretário Municipal de Curralinho, Diretoria de populações ribeirinhas e vulneráveis (COSEMS-Pará)

Dra. Marília Louvison – Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Médica Sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Pesquisadora e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP USP, atuando em Política, Planejamento e Gestão no campo da saúde coletiva, com ênfase em Regulação, regiões e redes de atenção à saúde.

14h – Mesa redonda 2: Regionalização, Governança e Redes de Atenção a Saúde: Relato de experiências estaduais – Nordeste.

Dra. Tereza Cristina Alves – Superintendência Regional do Cariri – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA)

Cirurgiã-dentista. Mestra em Gestão em Saúde – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Saúde Pública (UECE). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especialista em Gestão de Políticas de Saúde informadas por evidências – Instituto Sírio Libanês.

É superintendente da Região de Saúde do Cariri. Atuou como Secretária de Saúde de Acopiara (2009-2012), Itapiúna (2013) e Morada Nova (2013 a 2016), todos municípios do estado do Ceará. Atuou também como vice-presidente da Comissão Intergestores Regional (CIR) em Iguatu e Russas. Desenvolve atividades profissionais no campo de políticas de saúde, gestão, planejamento e organização de sistemas de saúde. Apresenta ampla experiência na área de Gestão em Saúde e interesse nas áreas de ensino e pesquisa que fortaleçam a tomada de decisão dos gestores da saúde.

Dr. Douglas Ferreira – Diretoria de Planejamento – Secretaria da Saúde Pública Rio Grande do Norte (SESAP)

Mestrando em Saúde Coletiva (PPGScol/UFRN), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (EEAAC/UFF), Bacharel em Saúde Coletiva (DSC/UFRN) e Licenciatura em Ciências Biológicas (UNP).

Atualmente é Secretário Executivo da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte (CIB/RN). Trabalhou como chefe de Setor do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS Natal/RN) e Secretário Executivo da Comissão Intergestores Regional Metropolitana do Rio Grande do Norte. Tem experiência profissional com Planejamento em Saúde e Gestão Interfederativa do SUS.

Dra. Joana Angélica Oliveira Molesini – Coordenadoria do Planejamento Regional Integrado – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)

Enfermeira pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Atualmente é coordenadora de Planejamento Regional Integrado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: descentralização, planejamento e gestão de sistemas de saúde.

Translate »