As desigualdades na primeira infância

 

NEXO 

A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das pessoas. Quase 5 milhões de crianças de até 7 anos no Brasil sofrem as consequências da pobreza ou extrema pobreza, condição que demanda políticas públicas voltadas ao atendimento e à garantia dos direitos da criança durante essa etapa de seu desenvolvimento. Além da desigualdade de renda, diferentes experiências de infância são marcadas por desigualdades associadas à raça ou cor, gênero, origem regional pelos contextos em que as crianças nascem e vivem.

O tema é urgente e deve estar presente em qualquer reflexão e debate sobre o futuro do país. Foi essa a inspiração para a realização do “Lab Nexo de Jornalismo Digital: Primeira Infância e Desigualdades”, iniciativa do Nexo Jornal em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Porticus América Latina e do Insper.

No segundo semestre de 2021, 39 estudantes de jornalismo e profissionais recém-formados participaram de palestras com especialistas no tema e oficinas de produção jornalística, orientadas pelo modelo editorial do Nexo. A partir dessa experiência, os participantes produziram 20 conteúdos que abordam os mais diversos aspectos da vida das crianças no Brasil.

Confira aqui todos os conteúdos reunidos neste especial! 

Back
Compartilhar

As desigualdades na primeira infância