O Instituto de Economia da Unicamp reuniu representantes da pesquisa “Região e Redes – Caminho para a universalização da saúde no Brasil” e do projeto “Observatório de Análise Política em Saúde” para o painel “O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19”, o terceiro de uma série de atividades sobre o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) e da economia brasileira no período de pandemia. (Abaixo os links para os dois painéis iniciais).
1) O SUS, a pandemia e a política econômica – uma convergência necessária
Neste terceiro encontro, o objetivo foi debater a importância do SUS para a democracia brasileira, bem como a necessidade de políticas públicas para atender às novas demandas por serviços de saúde, assistência e previdência gerados pela Covid19. Diversas pesquisas, no Brasil e no exterior, têm nos indicado que um novo conjunto de demandas sociais exigirá do sistema de saúde organização, estrutura e planejamento incompatíveis com as políticas fiscais austeras e de restrição do financiamento da saúde pública.
Para conversar sobre esses e outros desafios, uma equipe de especialista em saúde coletiva, gestão pública e economia.
Participantes:
Profa. Dra. Ana Luiza d’Ávila Viana, professora aposentada da USP. Tem como principais áreas de estudo as políticas sociais e de saúde, políticas públicas e economia política da proteção social. Coordenadora do projeto nacional Região e Redes – caminhos para a universalização da saúde no Brasil (https://www.resbr.net.br/).
Prof. Dr. Jairnilson Silva Paim, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Especialista em política de saúde; planejamento em saúde; reforma sanitária brasileira e Sistema Único de Saúde. Coordena o projeto Observatório de Análise Política em Saúde (https://analisepoliticaemsaude.org/oaps/).
Prof. Dr. Guilherme Santos Mello, professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/Unicamp.
A moderação foi realizada pelo Dr. Denis Maracci Gimenez, professor do IE-Unicamp, e que atua nas áreas de desenvolvimento econômico, economia brasileira, história econômica, mercado de trabalho e estrutura social.
Quando: 06 de outubro de 2020