Livro aborda desigualdades no Rio de Janeiro

 

Foi lançado nessa quinta-feira (21 de julho) o livro “Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro”. Organizado por Silvia Gerschman, Angela Moulin S. Penalva Santos, o contexto do estado do Rio de Janeiro, com sua desigual distribuição de benefícios entre pessoas e municípios, é o cenário desta coletânea. Com números, entrevistas, análises históricas e institucionais, o objetivo do livro é tratar o tema das políticas sociais no Rio de Janeiro em duas perspectivas. “A primeira é a análise das políticas de saúde segundo a abordagem da gestão política, do papel do Poder Legislativo e da regionaliza­ção estadual. A segunda apresenta os desafios da gestão das políticas territoriais na ótica federativa, destacando o papel do governo estadual”, contam as organizadoras.

A abordagem das políticas de saúde em uma perspectiva meto­dológica multidisciplinar se destaca na coletânea. A proposta é incluir novas modalidades de análise para compreender os processos de implementação de políticas sustentadas no direito universal à saúde. “Este é o caso das políticas públicas territoriais, como moradia, urbanização e acesso a serviços de diferentes naturezas. Trata-se de desconstruir a gestão política que produz uma permanente repetição do que fazer político e construir sobre outras bases a atuação política dos gestores”, explicam. Segundo as organizadoras, “o governo estadual não pode se furtar a formular sua política de ordenamento territorial visando à diminuição dos efeitos negativos da forte concentração espacial na execução e efetividade das políticas sociais”. E mais: “as múltiplas realidades regionais exigem uma diversificação de políticas e investimentos que relacionem as necessidades de saúde às dinâmicas territoriais específicas”.

SERVIÇO

Preço: R$ 53,00 | 262 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Sumário:

Prefácio
Apresentação
1. Dinâmica Socioeconômica e Territorial no Estado do Rio de Janeiro Contemporâneo
2. Política e Gestão da Saúde no Governo do Estado do Rio de Janeiro
3. O Poder Legislativo na Formulação da Política de Saúde
4. A Regionalização da Saúde no Estado do Rio de Janeiro
5. O Município como Agente de Políticas Públicas: o caso dos municípios fluminenses
6. Habitação Social no Contexto do Planejamento Urbano
7. Diálogo Interfederativo na Política de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos

Sobre as organizadoras:

Angela Moulin S. Penalva Santos: economista, doutora em estruturas ambientais urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em estruturas ambientais urbanas na mesma instituição; professora associada da Faculdade de Ciências Econômicas e dos programas de pós-graduação em economia e em direito da cidade, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Silvia Gerschman: socióloga, doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas; professora e pesquisadora titular da pós-graduação em saúde pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Conheça outros livros da Editora sobre:
Políticas Públicas e Saúde

Back
Compartilhar

Livro aborda desigualdades no Rio de Janeiro