A Plataforma Região e Redes realizou, de agosto a novembro de 2021, a segunda temporada da série “O valor do SUS”, desenvolvida como um programa exclusivo sobre temas prioritários na saúde pública brasileira. De Março a Maio de 2021 a primeira edição obteve sucesso ao reunir profissionais, estudantes, pesquisadores, professores e gestores do SUS (Conheça). Ao todo, foram certificados 1984 participantes, de 26 estados brasileiros.

No segundo semestre uma nova versão da série abordou questões relacionadas à política, ao planejamento, a gestão e à assistência em saúde com ênfase nas redes de atenção e o cuidado integrado no SUS. Sempre com dois olhares: o impacto da pandemia e as alternativas para o futuro. Houve a contextualização das redes no Brasil, uma breve passagem pelo marco legal até avançarmos sobre questões contemporâneas, como Atenção Primária à Saúde, qualidade do cuidado, governança do SUS, gestão de recursos humanos, incorporação tecnológica, financiamento, complexo econômico e industrial da saúde e o federalismo brasileiro.

Com um cronograma mais completo, o objetivo da segunda temporada foi contribuir com o desenvolvimento pessoal e a qualificação dos profissionais, estudantes, pesquisadores e gestores do SUS. Por isso, apostamos na criação de um ambiente integrado de comunicação que permita fácil acesso aos conteúdos e que seja adequado à troca de conhecimento através de interação em redes amigáveis a todos, como YouTube, Facebook e Instagran, além do site Região e Redes (aqui).

Cada um dos 17 encontros teve sua bibliografia específica (disponível na descrição dos vídeos no Youtube) e oportunidade de interação, mobilização e engajamento com os expositores através do canal Região e Redes no YouTube (aqui). Ao todo, foram 40 horas de aulas, conferências, palestras e painéis especiais.

Com um time qualificado de especialistas, a equipe contará com representantes de 31 centros de pesquisas, órgãos de governo e universidades públicas do Brasil e do exterior.

Ao final, os participantes têm capacidade de avaliar os impactos e caminhos apontados pela pandemia da Covid-19 como oportunidades de adequação nas políticas públicas de saúde no Brasil.

Na edição, contamos com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), que viabilizoua organização dos eventos. Houve o oferecimento de certificados de participação ao final do ciclo para todos os inscritos que cumpriram ao menos 75% das atividades.

Baixe o seu certificado pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1fW7LaYPMCkbKFiKDoaaxjeRswdRn8qYE?usp=sharing

Conheça abaixo as datas, os temas e participantes de cada aula. Os encontros ficaram gravados e disponíveis para assistir quando você quiser.

Anterior

Profissões e mercado de trabalho em saúde: perspectivas para o futuro

Próximo

Um mergulho nas raízes mais profundas do SUS

Translate »