Democracia é saúde, e vice-versa

      “Democracia, crise política e saúde” é o tema da edição comemorativa dos 40 anos da revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Dentro deste contexto, a publicação traz ensaios, artigos e entrevista que estimulam reflexões sobre os rumos do setor de saúde em um ambiente institucional e político instável como o atual.
       Um leque de análises sobre os diferentes aspectos deste momento do País foi produzido para esta edição:  políticas de gênero e equidade;  políticas e instituições que promovem a participação social;  agendas democráticas para o século XXI, em especial, ética, descriminalização da maconha, discussão do papel da mídia e novas formas de manifestação política;  proteção social;  o impeachment de Dilma Rousseff; os impactos da crise política na política no Sistema Único de Saúde (SUS); e a crise do federalismo cooperativo do setor saúde.

       O número traz ainda uma entrevista com o pesquisador e professor na área de Políticas e Gestão em Saúde e  de Promoção da Saúde, Antônio Ivo de Carvalho. Ele resgata um outro momento de crise política no País ao refletir sobre a atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Movimento pela Reforma Sanitária durante a ditadura militar (1964-1985).

Clique aqui para acessar a publicação 

Back
Compartilhar

Democracia é saúde, e vice-versa