Pesquisa começa a ganhar "corpo"

A pesquisa Região e Redes entra em seu quarto mês ganhando “musculatura”. O dia a dia esse desenvolvimento pode ser acompanhado pelo site www.resbr.net.br, já com uma série de informações disponíveis: entrevistas, teses, estudos, artigos, bibliografias, cronograma, notícias, links de interesse etc.

Publicamos uma primeira entrevista com o geógrafo Fábio Contel (Universidade de São Paulo), que abordou a importância da geografia na política pública na democratização do acesso à saúde. Duas outras entrevistas estão em fase de produção, ambas com pesquisadores estrangeiros. Uma com Yuri Kasepov, da Universidade de Urbino, Itália, e outra com o engenheiro Luís Velez Lapão que atua como professor auxiliar convidado de Gestão de Saúde na Universidade Nova de Lisboa.

Traduzimos para o português o paper From Citizenship to Cit(y)zenship – Cities within multi-level governance arrangements in Europe, em que Yuri Kasepov  descreve como os sistemas de cidadania são territorialmente organizados na Europa. Na seção Destaques, na página inicial do site, você encontrará um link que o levará direto ao estudo em português: “Da Cidadania à Cidad(e)ania – cidades enquadradas em arranjos de governança multinível na Europa”, hospedado em Bibliografias/Estudos.

Também está pronta a área exclusiva dos pesquisadores, onde deverão se desenrolar os fóruns das sete dimensões da pesquisa e outros fóruns de debate. Será muito importante que todos compartilhem esse espaço virtual, pois ali ficará resguardada toda a memória desse longo e importante trabalho que estamos começando a realizar.  Os e-mails @resbr já estão disponíveis para uso.

 Atualmente a Pesquisa de Regiões e Redes conta com 79 pesquisadores, dos quais 22 participam dos Comitês Guias das dimensões de estudo. Uma das intenções da pesquisa é formar uma rede de estudos sobre o tema e para isso é importante, de fato, estimular a diversidade entre os pesquisadores, que, além de potencializar a criação da rede, ajudará a formar novos caminhos de estudo. 

Segue o cronograma das oficinas a serem realizadas a partir de abril:

REDES: 11-12/04, Recife-PE

INCORPORAÇÃO TECNOLÓGICA: 14/04, Campinas-SP

FLUXOS: 15-16/05, Rio de Janeiro

RH: 16/05, São Paulo

APS: 22-23/05, Rio de Janeiro

GOVERNANÇA: 04-05/06, São Paulo

Back
Compartilhar

Pesquisa começa a ganhar "corpo"