Relações federativas e regionalização na pandemia de Covid-19

Oficinas preparatórias iniciam os debates públicos do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

 

Com informações da Abrasco

Com o objetivo de sistematizar temas fundamentais e ampliar diálogos entre distintos olhares sobre o fazer saúde, a Comissão Científica do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde dá início às oficinas preparatórias do Congresso.

“Queremos pôr os grupos de pesquisa dedicados aos temas das oficinas para debaterem sobre suas metodologias, percepções e diferenças, acumulando e construindo conhecimentos prévios que vão subsidiar as discussões congressuais, em março do próximo ano” detalhou Rosana Onocko Campos, presidente da Comissão Científica.

A primeira oficina teve como título: Relações federativas e regionalização no cenário da pandemia de Covid-19: em que e de que forma conseguimos avançar?

Com coordenação de Ana Luiza d`Ávila Viana, coordenadora da pesquisa Região e Redes, as apresentações ficarão a cargo de quatro gestores: Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste; Luiz Neves, prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro; Cipriano Maia, secretário de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (SES/RN); e Marcos Antônio Gadelha Maia, secretário-executivo de Políticas de Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde do Ceará (SES/CE).

Após as falas, os debatedores representantes de diferentes grupos de pesquisa dedicados ao tema farão suas considerações à luz da literatura e de suas próprias investigações científicas. São eles: Luciana Dias de Lima (ENSP/Fiocruz), André Bonifácio (UFPB), Helena Shimizu (UNB) e Brígida Gimenez (UEL). O grande público é convidado à assistir à sessão, que terá transmissão pela TV Abrasco, canal da Associação no YouTube.

Data: 23 de outubro de 2020.

Título: Relações federativas e regionalização no cenário da pandemia de Covid-19: em que e de que forma conseguimos avançar?
Apresentações: Carlos Gabas; Luiz Neves; Cipriano Maia, e Marcos Antônio Gadelha Maia
Debatedores: Luciana Dias de Lima, André Bonifácio, Helena Shimizu e Brígida Gimenez.
Coordenação: Ana Luiza d`Ávila Viana

 

Confira a agenda das próximas oficinas:

13 de novembro de 2020 – sexta-feira
Tema: APS e redes

11 de dezembro de 2020 – sexta-feira
Tema: Financiamento da Saúde

22 de janeiro de 2021 – quarta-feira
Tema: Educação e Trabalho em Saúde

26 de fevereiro de 2021 – quarta-feira
Tema: Macropolítica

Back
Compartilhar

Relações federativas e regionalização na pandemia de Covid-19